domingo, 26 de agosto de 2012

Informática



Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel , Alonzo Church e Pitágoras , começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

*Conceito da palavra Informática

A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas outras palavras, informação e automática. Designa, assim, o processamento da informação por meios automáticos em simples impulsos binários . O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.

*Origem da palavra informática

Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").

Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov (e colaboradores) chegou a utilizar o conceito "Informatika" relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (ligada a Ciência da Informação). Entretanto, essa definição ficou restrita a antiga URSS e aos países do Bloco comunista.

A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.

Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.

Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à junção dos conceitos "informação" e "matemática". A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.

*Educação de informática Brasil

No Brasil os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:

Sistemas de Informação
Bacharelado em informática
Design e programação de jogos
Licenciatura em computação
Tecnologia em informática
Análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em bancos de dados
Ciência da computação
Ciência da informação
Engenharia de computação
Engenharia de software
Engenharia em sistemas digitais
Tecnologia em processamento de dados
Matemática computacional
Biologia computacional
Física computacional
Análise de sistemas
Engenharia de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de software
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de sistemas para internet
Tecnologia em gestão de sistemas de informação
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores
Tecnologia em telemática
Tecnologia em segurança da informação
Informática para gestão de negócios
Web Design

*Educação de informática Portugal

Em Portugal, os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:

Informática
Engenharia informática
Tecnologias de design e multimedia
Informática de gestão
Informática e Gestão de Empresas
Informática biomédica
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologias da informação empresarial
Ciências da computação
Matemática e ciências da computação
Informática na educação
Tecnologias e Sistemas de Informação
Web Designer
Segurança Informática em Redes de Computadores
Engenharia Electrotécnica e de Computadores.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário