quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como criar um disco virtual no Windows 7

Os computadores estão cada dia mais populares, o que faz com que uma grande parte da nossa audiência seja formada por iniciantes. Com isso, muitos leitores mais experientes se sentiam desprestigiados. Mas isso acabou!

Para resolver essa “injustiça”, vamos passar a dar dicas mensais para aqueles que querem aprender muito mais do que o arroz com feijão. E para começarmos com o pé direito nossa série de artigos, vamos ensinar a criar uma unidade de disco virtual só com as ferramentas que o Windows 7 oferece. Pois é, para se criar arquivos VHD (Virtual Hard Disk ou Disco Rígido Virtual, na tradução) não é preciso usar nenhum software de terceiros.

Quem está mais familiarizado com o assunto sabe o quanto pode ser útil a criação de unidades lógicas virtuais para se organizar melhor os arquivos armazenados no computador. Mas as vantagens não param por aí. Outra consequência disso é aprimorar o desempenho do próprio Windows. Afinal, quanto mais você guardar arquivos na unidade virtual (que você vai aprender a criar agora) e deixar a sua velha conhecida unidade C:\ só para rodar o Windows, mais você tira um peso enorme do sistema operacional. Isso acontece porque você desobriga o Windows a ficar checando todos os arquivos sempre que seu computador é ativado, por exemplo.

E se você estiver sofrendo com falta de espaço em disco e conta com uma rede doméstica, pode partir pro abraço. Você pode criar essa unidade virtual, que aparecerá como se fosse mais um disco rígido que foi instalado na sua máquina, a partir de uma pasta compartilhada em outro computador que estiver conectado à rede. Assim, de uma hora para outra, você poderá ganhar mais espaço para arquivar suas coisas. Legal, né?

Bom, chega de conversa e vamos botar a mão na massa. Preparado? ;)

O primeiro passo é clicar com o botão direito no ícone do Computador, depois selecionar a opção Gerenciar. Como se trata de uma atividade avançada, pode ser que o sistema peça para você digitar a senha de administrador.

*01

O primeiro passo é clicar com o botão direito no ícone do Computador, depois selecionar a opção Gerenciar. Como se trata de uma atividade avançada, pode ser que o sistema peça para você digitar a senha de administrador.




*02
Você acaba de abrir a janela de Gerenciamento do Computador. Na lista central, clique duas vezes em Repositório.







*03
Agora clique duas vezes em Gerenciamento de discos.









*04
Clique em Ação, lá no alto, e selecione Criar VHD.









*05
Na janela abaixo, você vai determinar aonde será criado o arquivo VHD. Para tanto, clique no botão Procurar...








*06
De uma forma bem simplista, um arquivo VHD nada mais é do que uma pasta que é "enxergada" pelo Windows como se fosse um disco rígido (ou unidade lógica para os mais "experts"). Na janela a seguir, você tem a oportunidade de clicar em Rede e selecionar a pasta Pública de um outro computador que estiver na rede. No nosso exemplo, não vamos fazer isso, mas apenas escolher a pasta Documentos, que fica dentro de Bibliotecas. Caso você não tenha uma rede doméstica, faça o mesmo. Depois, dê um nome para a sua unidade virtual, como Meu Disco Virtual, por exemplo. Fez tudo isso? Então clique em Salvar.

*07
Agora você vai determinar o tamanho que essa unidade terá. Basta você digitar a quantidade que deseja e escolher a unidade na lista ao lado do campo Tamanho do disco virtual. Neste exemplo, ele terá 10 MB. E há um detalhe importantíssimo: selecione a opção Expandindo dinamicamente para o item Formato de disco virtual, ok? Isso feito, é só clicar em OK.

*08
Pronto, agora você conta com mais uma unidade listada em seu computador - só que ela ainda não foi inicializada nem formatada. Clique com o botão direito sobre a nova unidade (que deverá ter sido nomeada de Disco 1 ou algo parecido) e selecione Inicializar disco...



*09
Basicamente, você vai configurar o sistema de arquivos da sua nova unidade lógica virtual. Basta clicar na primeira opção (MBR), depois em OK.











*10
Seu novo disco virtual precisa ser formatado para ganhar uma letra e um rótulo. Volte a clicar com o botão direito sobre o volume correspondente e selecione Novo volume simples para abrir o Assistente para novas partições simples.



*11
Clique em Avançar.













*12
Aqui você confirma o tamanho do disco que você já determinou há alguns passos. É só clicar em Avançar.











*13
Selecione a letra que você quer dar a essa unidade. Se quiser dar um toque especial, pode dar a ela a letra X:\. Se não, deixe o próprio sistema escolher a letra e clique novamente em Avançar.





*14
É preciso formatar sua unidade para que seja possível gravar dados nela. Dê um nome para o rótulo dessa unidade (como Meu Disco Virtual), escolha a opção NTFS e clique em Avançar.








*15
Você já está quase lá! Clique em Concluir.












*16
E pronto! Feche todas as janelas e vá até o Computador para verificar se a unidade Meu disco virtual com o tamanho que escolheu está por perto da unidade C:\.









Gostou das dicas? Esperamos que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário